Projetos

Gerenciamento de Projetos

Uso intensivo de processador no Mac Book Air – No calor seu Mac pode virar um PC


Recentemente percebi que o uso do processador do meu MacBook Air – processo ” Kernel_Task ” – estava acima dos 100%, chegando a 150% do uso da máquina. O resultado é que ficava impossível usar qualquer aplicativo no computador.

Ocorre que estamos entrando no verão (ontem estava 31º C) e também percebi que a máquina estava extremamente quente. Observe-se que em virtude do tamanho reduzido a ventoinha de resfriamento da mac air é bastante pequena, existe pouco espaço para dissipar o calor e quase nenhuma entrada de ar no aparelho. 

Também é fato que os computadores (principalmente laptops) da Apple esquentam bastante mais que os PC’s, por uma série de razões. BINGO!! Descobri o problema da lentidão e uso extremo do processador no meu MacBook Air… Fui na geladeira, coloquei alguns cubos de gelo em um saco plástico, fechei bem e coloquei embaixo da máquina para testar minha teoria: Assim que o computador esfriou o uso de processamento do ‘kernel_task’ caiu para 5% (!!!).

A pergunta é: O que acontece?

Simples: O ‘kernel_task’ é responsável, entre outras coisas, pelo gerenciamento do processador no Mac… No caso de aquecimento extremo, por segurança (para evitar a queima do processador) , ele corta metade da velocidade do clock para que o computador esfrie. O desempenho do Mac Air cai de 1.67Ghz para 800Mhz… Mas isto não é tudo: Se ainda assim a máquina continuar quente (e isto ocorre com bastante frequencia) o ‘kernel_task’ irá inserir ‘pausas’ no processador para forçar o esfriamento e evitar que a máquina queime. 

O resultado é um monte de intervenções prioritárias no kernel da máquina (com um alternar constante de 1.67ghz para 800mhz ou inserção de pausas no processador), diminuição de velocidade e desempenho reduzido. Ou seja, no calor do inferno seu Mac vira um PC.

Como resolver o problema?

Se você não pode ir para a Islândia ou colocar sua máquina do lado do ar-condicionado, seguem algumas dicas simples:

1) Evite trabalhar com seu computador em superfícies de tecido (sofás, camas, etc). Se o fizer lembre de deixar um espaço embaixo do computador para entrada de ar (sim, parece incrível, mas a entrada da ar do MacBook air é embaixo do aparelho);

2) Evite o uso do Flash (não era balela do Jobs, não: O Flash acessa o processador de maneira desproporcional, aumenta o uso da CPU e esquenta ainda mais o aparelho… Esta é uma das razões pelas quais diminuí o tempo da bateria). O uso de um aplicativo para controlar e/ou desligar o Flash é interessante… Vale a pena dar uma olhada no FlashFrozen.

3) Considere instalar um gerenciador para aumentar a velocidade da ventoinha de resfriamento de sua máquina… O smcFanControl é a melhor alternativa que encontrei disponível.

4) Faça como eu e coloque seu computador em cima de cubinhos de gelo.


Anúncios

dezembro 21, 2011 - Posted by | artigo, Dicas | , , , ,

4 Comentários »

  1. Queria compartilhar uma experiência que tive esses dias.

    Caso você não tenha computador da apple ignore… mas se quiser aprender um pouco sobre a sacanagem que as autorizadas estão fazendo fique a vontade para ler…

    Quem tiver um macbook pro e estiver enfrentando problemas de desempenho, ou superaquecimento… é bom suspeitar da bateria. Eu passei por isso aqui e foi só retirar a bateria que o computador voltou a funcionar que é uma beleza. Infelizmente a Apple recomenda a troca da bateria exclusivamente em alguma revenda autorizada, mas pelo preço absurdo de R$ 512. É uma forma de forçar o cliente a trocar peças.

    As lojas autorizadas que me atenderam pareceram apenas querer lucrar com um péssimo atendimento, pelo menos aqui em Brasília. Eles nem abriram meu computador e ainda inventaram um problema no HD.

    Decidi abrir o computador (já fora da garantia) sozinho e a resolução do caso foi simples… retirei a bateria que estava impedindo o funcionamento correto do sistema. Pronto, resolvido. Não preciso ser um técnico autorizado para constatar isso em um teste primário.

    Os equipamentos da Apple são muito eficientes, o sistema operacional nem se fala. Mas a marca visa muito o mercado americano. Lá tudo chega muito mais barato para eles, tanto que poucas pessoas se preocupam com manutenção. Eles trocam logo por um mais novo. Porém aqui no Brasil, tudo chega mais caro.

    No meu caso, o conserto incluindo troca de bateria e HD iria sair por mais de R$ 1200,00. Além do roubo e da falta de preparo, o preço é muito abusivo. Na minha opinião, quem faz isso ficar pior não é a Apple em si, mas os representantes dela aqui no Brasil que acabam aproveitando a fama do produto e querem explorar os conterrâneos, é o velho jeitinho Brasileiro.

    Pra mim produto bom é produto que funciona bem, mas tem um pós venda sustentável. Se você está pensando em comprar um computador apple, pense bem, pois na hora que ele falhar vai ser bem caro para fazer com que ele volte a funcionar. Ou pode se aventurar e descobrir as sacanagens das autorizadas sozinho em casa como eu!!!

    Comentário por rrodrigueslucas | fevereiro 1, 2013 | Responder

    • Excelentes considerações Rodrigo. Valeu!

      Comentário por paulrsilva | agosto 11, 2013 | Responder

  2. Cheguei até aqui, porque notei que meu MacBokk Pro não funciona debaixo de sol. isso pra mimé um grande problema, uma vez que, faço cobertura de jogos de futebol, que podem acontecer de manhã, de tarde ou de noite. não tenho a opçnao de escolha. E a assistência sequer mencionou esse tipo de problema.

    Comentário por Sir Frale Frata | abril 28, 2013 | Responder

  3. Ri demais ao ler a solução número 4 no meu MacBook equilibrado em cima de uma forma de gelo! hahahaha

    Comentário por Cassiano | setembro 15, 2014 | Responder


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: