Projetos

Gerenciamento de Projetos

Vereadores aprovam o EstaR eletrônico em Curitiba!


v\:* {behavior:url(#default#VML);} o\:* {behavior:url(#default#VML);} w\:* {behavior:url(#default#VML);} .shape {behavior:url(#default#VML);}

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba

Data: 28/09/2009 – 17:50:30
Vereadores aprovam o EstaR eletrônico

Em breve, os motoristas de Curitiba poderão ter a opção de utilizar, além do tradicional cartão, o EstaR (Estacionamento Regulamento) eletrônico, controlado por telefone celular ou outra modalidade eletrônica. O projeto, de autoria do vereador Zé Maria (PPS),  foi aprovado nesta segunda-feira (28), em primeiro turno, durante sessão plenária na Câmara Municipal. Nesta terça (29), haverá a segunda votação. O parlamentar adiantou que já conversou com o prefeito Beto Richa, que sinalizou pela sanção. A proposta, autorizatória, pretende facilitar o estacionamento nas ruas e também o cadastramento dos veículos da cidade. Zé Maria ainda lembrou que a medida aumentará a arrecadação do Fundo de Apoio ao Deficiente (FAD), para o qual 5% das verbas do EstaR são destinadas.
Segundo o vereador, a sanção da lei não elimina a utilização do documento do EstaR vigente. Os usuários, informou, terão um número designado para acionar o EstaR eletrônico. Zé Maria explicou o funcionamento da novidade. “O motorista poderá comprar créditos de quaisquer valores nos pontos de venda e cadastrar quantas placas de carro quiser em um mesmo número de celular. Inúmeras vezes, os usuários estão em filas ou compromissos e ficam impedidos de sair do local para fazer a troca do talão no carro. Em outras, o motorista não encontra de imediato o agente de trânsito, o que ocasiona transtornos e insatisfações”, diz, avaliando que o projeto facilita o processo. A ideia é que, ao digitar o código pelo celular, a permanência do estacionamento fique renovada por mais uma hora.
O parlamentar sugeriu que mensagens também sejam enviadas ao celular do motorista, contendo, por exemplo, a informação de quando o estacionamento do carro terá o horário vencido, além da opção de renovação da permanência. “Um dos objetivos do projeto é a garantia de um modelo funcional e auto-sustentável”, disse. Zé Maria comentou que o agente de trânsito também poderá enviar mensagens  e informações sobre acidentes, quedas de árvores, roubo de carros, entre outros.
Segurança
Atualmente, cerca de 30% dos talões da prefeitura são falsificados, e, na opinião do vereador, o novo sistema poderia reduzir e até mesmo eliminar o problema. “Os avanços tecnológicos na área de telecomunicações garantem um processo seguro, eficiente e funcional. Não temos nenhum sistema que agregue as características e vantagens apresentadas”, disse.
Participações
Cumprimentaram Zé Maria pela proposta os vereadores Roberto Hinça (PDT), Mario Celso Cunha (PSB), Francisco Garcez (PSDB), Tico Kuzma (PSB), Julieta Reis (DEM), Serginho do Posto (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Jairo Marcelino (PDT), Denilson Pires (DEM) e Algaci Tulio (PMDB), além do vereador Valdemir Soares (PRB), Jair Cézar (PSDB) e Pedro Paulo (PT).

http://www.cmc.pr.gov.br/imagens/arq_doc.jpg
Vereadores aprovam o EstaR eletrônico.doc

http://www.cmc.pr.gov.br/img.php?foto=14972

A ideia da implantação do EstaR eletrônico em Curitiba é do vereador Zé Maria, que defendeu a aprovação o projeto. (Foto – Andressa Katriny)

http://www.cmc.pr.gov.br/img.php?foto=14973

O vereador Roberto Hinça lembrou de sua participação em palestra de Zé Maria no Secovi-PR, sobre a implantação do novo sistema, e apoiou a iniciativa, “que moderniza o trânsito de Curitiba”. (Foto – Andressa Katriny)

http://www.cmc.pr.gov.br/img.php?foto=14974

O avanço, considerado inédito no Brasil, foi destacado pelo líder do prefeito, vereador Mario Celso, que comentou da idealização do projeto há tempos. (Foto – Andressa Katriny)

 

 

Anúncios

setembro 29, 2009 - Posted by | Uncategorized

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: